sexta-feira, 10 de fevereiro de 2012

Voos regulares vs Low cost

Quando pretendemos viajar de avião poderemos pegar um voo charter,  regular ou low cost. Qual é a diferença? Falarei em termos gerais.
Os voos charters são voos que são contratados a uma companhia aérea para voarem para um destino especifico e por um período de tempo também especifico. Por exemplo durante os meses de verão para um destino muito procurado. Inclui por norma bagagem de 20 kg. (com algumas excepções para certos paises), e refeições a bordo.
Os voos regulares são voos que existem o ano todo, com um horário e dias estabelecidos. Estes voos também incluem a bagagem e normalmente refeições ou lanches dependendo do tempo de voo. Só em casos excepcionais estes voos serão cancelados. Estes voos são muitos utilizados também por pessoas de negócios por serem fiáveis. Os lugares em alguns voos poderão ser marcados com antecedência se assim o desejar.
Tanto nos charters como nos voos regulares, as crianças poderão viajar sozinhas desde que paguem uma taxa para uma hospedeira os acompanhar.
Ultimamente a politica de contenção de custos por parte das diversas companhias faz com que as refeições grátis servidas a bordo e o peso autorizado difere de companhia para companhia.
Agora os voos low cost são como diz o nome "voos de baixo custo". Vou falar mais pormenorizado acerca destes voos porque a procura tem aumentado de dia para dia mas ao mesmo tempo tem muito que se lhe diga. São voos também com dias e horários específicos mas com um conceito de baixo custo.  São voos que normalmente se compram pela internet ou através de um call-center. É obrigatório utilizar um cartão de crédito, seja seu ou de outra pessoa. A bagagem de porão é toda paga aparte. De graça só tem direito a 10 kg na mão mas unicamente uma peça, ou seja uma senhora não pode levar uma bolsa mais uma bagagem. Neste caso terá que guardar a bolsa dentro da dita mala ou saco de maneira que seja uma única peça de bagagem. Poderá pagar a parte 1 mala de porão. A deslocação de e para o avião é feito a pé. Tudo que consumir no avião é pago. Nada é de graça. Ao fazer uma busca nos diferentes sites de low cost tenha em atenção que deverá seguir os passos até ao fim para ver o preço final uma vez que o preço que aparece no inicio da busca não inclui as várias taxas e o custo de pagamento com cartão de credito.


Já viajei muito em todas estas situações e vou dar a minha opinião.
As viagens charters e regulares só compraria na internet através dos vários sites de viagens baratas ( e-dream, rumbo, skyscanner, entre muitos outros) se o valor fosse uma diferença grande do que aquele praticado por uma agência de viagem credenciada ou pela própria companhia. Eu pesquiso no site da companhia aérea, depois vou aos vários sites e por fim peço preço a minha agência de viagens. Muitas vezes esses sites dão uma diferença pequena e em troca se surgir algum problema, não se consegue falar com ninguém. A agência de viagens estarão sempre disponíveis para resolver algum problema que surgir (cancelamento de voos, mudança de horário, etc.) e responder todas suas dúvidas. Nestes voos o passageiro tem os seus direitos garantidos, com direito a indemnizações, ajuda de custos em caso de atraso, estadia paga se for necessário, etc. Está tudo regulado pela entidade competente.
As viagens low cost são optimas porque está ao alcance da carteira de muita mais gente, só não espere nenhuma mordomia. Os voos são baratos mas se tiver algum problema a maior parte deles o guichet (quando há) só abre 2 horas antes do voo e fecha 1 hora antes e depois não se tem acesso a ninguém a não ser através do call-center situado num país qualquer. Se houver um cancelamento de voo está sujeito a ficar em terra e depois marcarão o voo quando bem entenderem. Eu já viajei várias vezes na Ryanair e numa das vezes tive que ficar em Frankfurt durante 3 dias quando já tinha hotel pago na Áustria. Tive que acarretar ainda com todas as despesas da estadia e transporte em Frankfurt. Eles não dão qualquer tipo de ajuda de custos. Se quiser eles lhe darão o dinheiro de volta mas que serve o dinheiro de volta se não vai chegar para pagar outro voo de volta noutra companhia? Eles também poderão tentar arranjar um voo de regresso ao ponto de origem o mais breve possível.
A low cost é um risco mas ao mesmo tempo é uma via para se conhecer muitos países a um preço completamente acessível e admissível. A pessoa só tem que estar preparada para que em caso algo corra mal, pensar que também pelo preço que pagou que havia riscos. Não aconselho a pessoas com dificuldades de qualquer natureza (idosos, deficientes etc ) porque não há apoios e as vezes tem que se andar grandes distancias.
Se pretender viajar seja em qual for o tipo de voo por norma a marcação com antecedência lhe irá conseguir melhores preços. Nos voos regulares se for a uma agência peça para lhe dizer em que dias ainda têm vaga nas letras de reserva mais baratas, eles entenderão e as vezes a diferença de 1 dia na data poderá lhe poupar muito dinheiro.

Sem comentários:

Enviar um comentário