terça-feira, 14 de fevereiro de 2012

Barcelona Quase Impossível Num Dia Só…


Posso começar por dizer que é impossível ficar a conhecer Barcelona num só dia mas é possível ficar a conhecer minimamente esta cidade maravilhosa. 

Uma dica desde já importante e se possível: não visite Barcelona em pleno meses de verão como Julho e Agosto. Isto por várias razões. A temperatura atinge os 35ºC, é tudo mais caro, é difícil de arranjar alojamento e uma multidão em todo lado, fazendo perder imenso tempo. Andar a pé e de metro são as soluções ideais para conhecer esta cidade.

Estes lugares são no entanto obrigatórios. Se ver que não vai conseguir ver todos, uma vez que há pessoas que gostam de ver e apreciar as coisas ao pormenor ou visitar algum museu “Fundação Miró” “Museu Picasso” etc.  que demoram mais tempo. É uma questão de ver prioridades.

A Praça mais central e a maior de Barcelona é a Praça da Catalunha. Esta praça tem 5 hectares e é a união entre a cidade velha e o Eixample. Rodeada de lindos prédios, com cafés com esplanadas, hotéis, lojas comerciais  e de onde partem importantes vias da cidade como Las Ramblas ou a Passeig de Gràcia entre  outras. Aconselho que visite da parte da manhã já que a tarde a multidão aumenta e a praça fica muito movimentada.

Las Ramblas como já disse é uma avenida que se estende até ao mar. Na realidade são 2 avenidas uma vez que as estradas ficam uma de cada lado e ao meio existe este passeio enorme com arvores a fazer sombra. Por esta avenida a baixo irá encontrar de tudo: quiosques de flores, lojas, cafés, pequenas barracas a vender de tudo, malabaristas, estátuas humanas, enfim… Tenha em atenção que em horas de aperto também poderá encontrar carteiristas!! Guarde bem os seus objectos de valores e carteiras. Eu adorei visitar as Ramblas de dia mas a noite é outra coisa: lindo de mais! Já que está perto visite o Mercado que encontrará muitas frutas e comidas já prontinhas a comer.

Ao fundo da Avenida de Las Ramblas irá encontrar  o Mirador de Colón, um monumento dedicado ao Cristóvão Colombo no qual poderá subir de elevador e ter uma vista muito bonita sobre o porto e a Cidade Velha.


Mesmo ao lado temos a Praça Real  com hotéis, restaurantes, bares, e clubes nocturnos. Adorei sentar a noite e tomar uma  sangria nesta praça  cheia de palmeiras e candeeiros com influencia Gaudi.


O Bairro Gótico é o núcleo mais antigo da cidade e seu centro histórico . Diz-se ser o quarteirão mais povoado da Europa. Aqui irá encontrar a Catedral de Barcelona. O Bairro em si demoraria para ver com olhos de ver pelo menos meio dia mas se não tiver tempo a Catedral então será um “must see”. 
Iniciada no séc. XIII e terminada no séc. XV, foi dos poucos prédios poupado pela Guerra Civil.
 Monte Montjuic poderá ser alcançado por teleférico de Montjuic ou por funicular desde Poble Sec. Aqui encontrará um imponente castelo  o qual alberga um museu militar. Daqui terá das melhores vistas desta capital da Catalunha. Aqui poderá visitar o estádio das Olimpiadas de 1992. Agora é a parte da cidade com  maior zonas verdes para lazer. Aqui poderá visitar a Fundação Miró.


A famosa Sagrada Familia iniciada em 1882 e ainda por terminar, foi influenciada por Antoni Gaudi e seguida pelo próprio durante 40 anos, sendo os seus últimos 15 anos de vida dedicado exclusivamente a este monumento. Previsão para terminar só talvez daqui uma década. Não saiam de Barcelona sem ver esta obra imponente. Em Barcelona as influências de Gaudi estão espalhadas por toda cidade bastando olhar para certos prédios. 

Por último mas não menos importante, o Parc Guell situado na zona alta da cidade concebido pelo arquitecto Antoni Gaudi.  Construído entre 1900 e 1914 é o expoente máximo de modernismo catalão. Existe um contraste significativo entre as cores e os materiais usados na construção. Tanto adultos como crianças apreciam este parque pelas obras em si tão coloridas e em formas mais diversas como um lagarto.

Existe muito, mas muito mais para ver em Barcelona. Acorde bem cedinho porque vai valer a pena o seu esforço e cansaço para ver o máximo possível desta cidade maravilhosa num só dia!

http://search.amazebuy.com/City/Barcelona.htm

Sem comentários:

Enviar um comentário